Pular para o conteúdo

Momento Astral

Yoga Para a Coluna Vertebral

A coluna vertebral é uma das partes do corpo que mais sofre com o estresse e a má postura. O yoga pode ajudar a aliviar as dores nas costas e a melhorar a postura. Vamos mostrar algumas dicas de como o yoga pode beneficiar a coluna vertebral e quais são os asanas (posturas) mais indicados para este problema.

A coluna vertebral é um dos elementos mais importantes do nosso corpo, pois é através dela que temos a sustentação para a nossa cabeça e para todo o nosso tronco. É por isso que quando temos algum problema na coluna, sentimos muitas dores e limitações nas nossas atividades diárias. Este desequilíbrio estrutural pode provocar incômodos que começam na cabeça (enxaquecas, problemas na visão, tensão muscular) até os membros inferiores (como inflamação no nervo ciático e fascite plantar).

O yoga pode ser uma ótima aliada para prevenir e aliviar estes incômodos, pois ela alonga e fortalece os músculos, ajudando assim a diminuir as dores e a melhorar a postura. Além disso, o yoga também promove o equilíbrio do corpo e da mente, o que também contribui para um melhor funcionamento da coluna vertebral

Os seres humanos são bipedais e, como tal, a maioria das atividades físicas envolve o uso dos membros inferiores para se locomover. No entanto, isso não significa que as atividades que envolvam o uso dos membros superiores sejam desprovidas de benefícios. De fato, as posturas de yoga podem ser extremamente benéficas para toda a estrutura corporal.

A coluna é composta por vértebras, que são separadas por discos intervertebrais. Esses discos são responsáveis pelo amortecimento das forças que atuam sobre a coluna, permitindo que ela se movimente de forma suave e flexível. No entanto, à medida que envelhecemos, os discos tendem a perder sua elasticidade e podem se tornar rachados ou deslocados. Isso pode levar à dor nas costas e à limitação da mobilidade.

Existem muitas posturas de yoga que podem ajudar a aliviar a dor nas costas e promover uma maior flexibilidade da coluna vertebral. Aqui estão três dessas posturas:

Posturas do Gato e da Vaca:

Essa postura é um ótimo exercício para alongar a coluna vertebral e fortalecer os músculos da região lombar. Alivia dores locais e diminui os sintomas desagradáveis da TPM, entre outros. Além dos benefícios físicos esta prática abre o chacra cardíaco trabalhando a autoestima, a confiança e questões emocionais.

Para fazer essa pose, comece na posição de quatro apoios no chão. Certifique-se de manter as mãos alinhadas aos ombros e os joelhos alinhados aos quadris.

 Enquanto inspira, eleve o tronco do chão enquanto arqueia as costas para cima.

Enquanto expira, afrouxe os quadris para baixo enquanto arqueia as costas para baixo. Repita por 5 vezes o movimento.

Depois da prática aproveite para relaxar o corpo, esticar as pernas, soltar os braços e curtir o momento.

Assista o vídeo abaixo, com as orientações da Instrutora Fernanda Yoga

Postura do Camelo:

Essa postura alonga a região do pescoço e da coluna vertebral superior enquanto fortalece os músculos abdominais inferiores.

Para fazer essa postura, comece na posição ajoelhada no chão com as pernas afastadas na largura dos ombros.  A sola dos pés deve estar para cima.

Coloque as mãos nos quadris, abaixo dos ombros e as pernas alinhadas ao quadril. Encaixe o quadril e mobilize o cóccix para frente. Enquanto inspira lentamente levante o tronco e arqueie a coluna para trás, inclinando o corpo até que as mãos toquem os pés, com braços esticados. Tenha o cuidado para não forçar o pescoço.

Segure essa posição por 5 respirações profundas sempre respeitando o seu limite. Volte suavemente para a posição inicial.

A Instrutora Gabriela Bez sugere que após a prática seja realizado a postura da criança, como compensação para a coluna.

Assista o vídeo com as orientações.

Postura do Cobra:

Esta postura alonga a região lombar de maneira suave, aumenta a flexibilidade da coluna vertebral superior, fortalece os membros superiores, alivia as dores do nervo ciático, entre outros benefícios.

Para executar esta postura comece na posição de barriga para baixo no chão com as mãos paralelas e na altura do peito. A testa encostada no chão. Os cotovelos devem permanecer próximos ao corpo. A sola dos pés voltada para cima.

Inspirando levante o tronco do chão enquanto arqueia costas para cima. Direcione o queixo para o alto. Mantenha o abdômen contraído e região pélvica encostada no chão.

Respire profundamente e mantenha posição por 5 respirações profundas antes de descansar e repetir o processo. Após as repetições volte à posição inicial, com a testa encostada no chão e faça a postura da criança para relaxar.

Clique no link abaixo e aprenda a Postura da Cobra com a Instrutora Juliana Goes, no canal Zen Wellness

A prática regular da yoga contribui com a saúde de forma holística. Ela fortalece os músculos que firmam a coluna vertebral e auxiliam no controle do peso corporal, evitando a sobrecarga nas estruturas vertebrais; além de promover o equilíbrio mental, energético e emocional. Desfrute ao máximo essas dicas. Viva sem dor!