Pular para o conteúdo

Momento Astral

O Luminar Sol

Astronômico

O Sol é uma estrela fixa de 5ª grandeza que se encontra no centro do nosso Sistema. Ele está a 30.000 anos-luz do centro da Via Láctea, a nossa galáxia, e a aproximadamente a 150 milhões de Km da Terra (8 minutos-luz – distância que a luz leva até chegar na Terra)

Os corpos celestes presentes em nosso sistema giram em torno dele, interagindo e absorvendo sua energia, luz e calor.

O planeta Terra demora 365 dias para girar em torno Sol. Na representação astrológica é o Sol que percorre este caminho, permanecendo em torno de um mês em cada signo.

Astrológico

O símbolo do Sol é um círculo perfeito com um ponto no meio. O círculo é ilimitado, infinito e representa o espírito. O ponto indica a individualidade, a identidade do indivíduo inserido no Todo.

O Sol e a Lua são chamados de Luminares. O sol possui a polaridade masculina, enquanto a Lua carrega a polaridade feminina. Eles, ao contrário dos outros planetas, nunca ficam retrógrados. O Sol indica o momento presente, enquanto a Lua reflete o passado.  

O Sol é o regente do signo de Leão e da casa 5 estando exaltado no signo de Áries e na casa 1.

Com toda sua força e energia é este Astro que possibilita a existência de vida na Terra. É ele que aquece e ilumina o planeta e todos os seres que aqui habitam.

Na Astrologia ele representa a mente consciente, o ego e a razão. Ele é tão importante que quando se fala que alguém é de um determinado signo significa o Sol estava localizado neste signo na data exata do seu nascimento.

O local onde está o Sol no mapa natal mostra onde a pessoa brilha, em que áreas ela se destaca e quais habilidades mais domina. Ele representa a identidade e individualidade, é aquilo que torna um ser humano único e original.

Este astro fala também sobre o propósito de vida e sobre a autorrealização. Ele indica o caminho que o indivíduo trilha para ser ele mesmo.

A casa onde o Sol está promove vitalidade e energia para agir. É a área da vida onde o ser se expressa com criatividade, de maneira autêntica e particular. É nesta casa que se sente a necessidade de brilhar, influenciar e se destacar. É onde o ser se sente importante e especial.

Em relação à saúde o Sol está associado ao coração, à circulação sanguínea, à medula espinal, ao plexo solar, à coluna vertebral, aos olhos. Ele pode provocar febres, inflamações, alterações na pressão sanguínea, desmaios, doenças oculares, problemas cardíacos, entre outros.

Quando o Sol pessoal está em equilíbrio o indivíduo se sente com muita energia e força de vontade. Ele vive a vida com alegria, brilho e autoconfiança. Em sua rotina há uma grande autoestima, determinação e liderança.

Quando o Sol pessoal está em desequilíbrio o indivíduo pode ficar desanimado, sem energia e sem brilho. Há uma grande dose de arrogância e egocentrismo que afetam as relações interpessoais.  Em sua rotina falta determinação e força de vontade para realizar os projetos de vida.

O Sol está conectado com a realeza, com a nobreza e com aristocracia. Quando o brilho fica em grande destaque a pessoa pode se ofuscar e ser consumida por seu próprio orgulho, pedantismo e ostentação.

Ele também representa as figuras de autoridade e de liderança presentes no decorrer da vida. São aqueles indivíduos que iluminam os caminhos e que servem como referência. O Sol é o ego, o orgulho e a satisfação.

Sempre deve ser observado em que casa está localizado o signo de Leão e quais aspectos os planetas ali presentes realizam com o Sol.

Mitológico

Em muitos povos, de todos os tempos, se encontra a representação mitológica do Sol.

No Egito antigo o astro era conhecido como Ra, Deus do Sol, e centro do panteão egípcio. Ra mais tarde sofreu metamorfose e se tornou Aton sendo o mais importante dos deuses. Várias tribos africanas o adoravam como a divindade suprema. Para os armênios era Ara.

Para os incas o Sol era honrado como o deus Inti. Para os astecas era Tonatiuh, o quinto sol e líder do céu.

Na mitologia hindu era conhecido como Surya.

Para os gregos era Apolo, filho de Zeus e Leto.