Pular para o conteúdo

Momento Astral

Marte

Astronômico

Marte está localizado entre a Terra e Júpiter, sendo que é o quarto planeta a partir do Sol. É o primeiro planeta exterior, ou seja, é o primeiro localizado após a Terra partindo do Sol. Possui as pequenas luas Fobos (o medo) e Deimos (o terror). O diâmetro de Marte é aproximadamente metade do diâmetro da Terra.

Está a aproximadamente 228 milhões de quilômetros distante de Sol e sua órbita ao redor deste astro é de 687 dias terrestres. Um dia em Marte equivale a 24h 39,5 min e um ano é igual a 1 ano, 320 dias e 18,2 horas terrestres. Marte tem estações anuais que duram o dobro do tempo das estações terrenas.

Astrológico

O símbolo astrológico de Marte é composto pelo círculo, representando o espírito, e uma seta/cruz em cima indicando a matéria. Esta representação expressa o domínio da matéria sobre o espírito, é o impulso, a ação, o falo, o masculino. A seta nos mostra quais são os objetivos e as motivações. Oferece dinamismo e confiança, mas também pode ser impulsividade e precipitação. Marte estando em equilíbrio há autoconfiança, vitalidade, disciplina e pragmatismo.

O planeta Marte retrograda a cada dois anos e permanece assim em torno de dois meses. É regente da casa 01 e do signo de Áries, e corregente da casa 08 e do signo de Escorpião. Leva aproximadamente dois anos para realizar a órbita ao redor do Sol, ficando cerca de dois meses em cada signo. Entra em retrogradação a cada 26 meses, ficando assim entre 60 e 80 dias.

O planeta Marte promove a ação, a energia, a perseverança, a coragem, as academias, os jogos, os esportes e o impulso para conquistar o que se deseja. É o entusiasmo e a emoção que leva à ação. Este planeta está ligado à força, à agressividade, à raiva e à determinação. A casa onde Marte está localizado proporciona motivação e disposição para seguir em frente e alcançar as metas aspiradas. Marte em equilíbrio contribui na conquista da independência, dá aptidão para realizar escolhas mais apropriadas para o próprio crescimento.

 

O símbolo de Marte, a cruz da matéria sobre círculo.

No corpo Marte atua sobre os músculos, o sangue, a bílis, o nariz, a oxigenação do corpo, as orelhas, os órgãos genitais e excretores. Um mau aspecto deste planeta pode provocar fadiga, inflamação, falta de foco e concentração, inflamações e acidentes. Quando Marte está com bons aspectos em mapa natal deixa a aparência física mais jovial e atraente, principalmente se estiver no ascendente.

Onde Marte está há prazer em buscar novos conhecimentos e para realizar novos projetos. Há vontade e coragem para correr riscos e ousadia na busca da própria liberdade e independência.  A pessoa agarra as oportunidades e domina as dificuldades.

Por outro lado, também mostra a área da vida em que há maior propensão à agressividade, ao domínio, à imposição e à beligerância. Pode ser provocada a raiva e a violência no outro. Quando Marte está em desequilíbrio ocorrem guerras, competições desonestas, autoritarismo e ânsia pelo poder. A pessoa fica mais reativa, impaciente e destrutiva.

Em um mapa natal masculino o planeta Marte indica como a pessoa se comporta para conquistar o ser desejado. No mapa natal feminino indica as qualidades e características que mais as atraem em um homem.

Quando está retrógrado a energia do ambiente fica em baixa, as pessoas ficam mais cansadas, o tempo para se recuperar das atividades físicas e mentais aumenta, a libido diminui, não há motivação para realizar projetos e falta coragem para enfrentar os problemas. Pode acontecer problemas em cirurgias, acidentes inesperados, rivalidades, disputas, brigas em competições e guerras. Toda energia fica represada e pode explodir exagerada e inesperadamente.

Não é aconselhável mudar de casa ou realizar construções e reformas, assim como iniciar relacionamentos ou projetos e trabalhos. Objetos adquiridos durante este período podem apresentar defeitos.

O melhor a se fazer, enquanto Marte estiver retrógrado, é relaxar e aguardar este período passar. Exercite a paciência!

Mitológico

Na mitologia romana Marte é o deus da Guerra, sendo conhecido também como Ares na mitologia grega. Enquanto Marte desfilava ao lado de Virtu (a virtude) e Honor (a honra), Ares comparecias às guerras acompanhado dos escudeiros Deimos (o terror) e Fobos (o medo). Era filho de Juno, deusa do matrimônio, e de Júpiter, deus do céu e do trovão. Foi apaixonado por Vênus com quem teve uma relação extraconjugal que gerou seu filho Cupido.

Marte era representado por um guerreiro bem armado que comandava as batalhas e declarava as guerras. Para os romanos Marte não era apenas o deus da guerra, mas também o deus da vegetação, da fertilidade e da primavera.

Fontes:

CASTRO, MARIA EUGÊNIA DE. Astrologia e as dimensões do ser. Rio de Janeiro. Campus, 2001.

GAMMON, MARGARET H.. A Astrologia e as leituras de Edgar Cayce.São Paulo. Pensamento.

RIBEIRO, ANNA MARIA DA COSTA. Conhecimento da Astrologia: manual completo. Rio de Janeiro. Novo Milênio. 1996.

SCHULMAN, MARTIN. Planetas retrógrados. Astrologia Cármica II. São Paulo. Ágora.