Pular para o conteúdo

Momento Astral

Lua

Astronômico

A Lua é o único satélite natural da Terra e está distante dela a 384.4×103 km. Sua órbita é ao redor da Terra em elipse, enquanto a Terra orbita ao redor do Sol. Este movimento elíptico acarreta um ponto mais próximo e outro mais afastado da Terra. Ela também reflete a luz do Sol. O ponto mais afastado chamado Apogeu e o ponto mais próximo chamado Perigeu. A Lua atinge ambos os pontos enquanto percorre sua órbita de 27,322 dias ao redor da Terra.

O tempo que a Lua leva para completar seu ciclo em relação ao Sol é de 29,5 dias e se chama mês sinódico. Durante este período ocorre o ciclo das fases nova, crescente, cheia e minguante. É o astro que mais brilha no céu, logo após o Sol.

Astrológico

O símbolo da Lua é o semicírculo, a lua crescente. Representa o subconsciente e a memória coletiva. As suas linhas em formato côncavo indicam a receptividade e a percepção características da Mãe. É o receptáculo, a energia feminina, a mulher pronta para acolher e proteger.

 O Sol e a Lua são chamados de Luminares. O sol possui a polaridade masculina, enquanto a Lua carrega a polaridade feminina, principalmente a energia maternal. Eles, ao contrário dos outros planetas, nunca ficam retrógrados. O Sol indica o momento presente, enquanto a Lua reflete o passado. Enquanto a luz da lua brilha no céu nós descansamos e restauramos nossas energias.

A Lua governa a casa 4 e o signo de Câncer. Ela está ligada aos nossos instintos, ao inconsciente e à espontaneidade; qualidades que nos tornam contemplativos, reflexivos e passionais. Representa proteção e segurança.

Algumas pessoas questionam a influência da energia lunar sobre nossos corpos e nossas vidas, mas… pense bem… A lua atua sobre as marés dos oceanos e nossos corpos são compostos em 70% de água. Será que ela nos influencia? Ou não?

Os órgãos que mais recebem influência da lua são: os olhos, o estômago, o útero, os ovários, os sistemas linfático e nervoso. Ela interfere no ciclo menstrual e na fertilidade.

A Lua e o Sol nos abastecem de energia, cada um com sua polaridade. A Lua é intuição, enquanto o Sol é razão. O Sol representa o presente, o agora; a Lua nos conecta ao passado, as nossas lembranças e sentimentos. O Sol é ativo, a Lua é reativa. O ideal é aprender a utilizar de forma equilibrada a influência e os ensinamentos de ambos.

 Nosso satélite permanece em cada signo por volta de dois dias e meio. Quando alguém diz que tem determinado signo lunar significa que a lua estava posicionada naquele signo quando a pessoa nasceu. Este signo lunar fala muito sobre os pensamentos e as emoções da pessoa.

A Lua se apresenta mais forte e intensa quando está localizada em um dos signos do elemento água – Câncer, Escorpião ou Peixes. Este posicionamento torna a pessoa mais emocional, sensitiva e empática. O mesmo pode ocorrer se ela se encontrar em uma das quatro casas angulares 1ª, 4ª, 7ª ou 10ª. A sua posição no mapa natal sempre mostrará como é a interação íntimo/emocional com o meio ambiente.

Quando este luminar está bem aspectado pode tornar a pessoa emocionalmente inteligente. Há uma compreensão maior sobre as ações passionais dos outros. Isso pode a tornar mais receptiva e colaborativa. Estas pessoas podem se conectar profundamente com as necessidades alheias, deixando fluir seus instintos protetores e maternais.

Entretanto um mal aspecto lunar pode tornar a pessoa emocionalmente instável, o humor pode mudar muito rapidamente, tão rápido quanto é o movimento da Lua na órbita terrestre. Em suas vidas há muitos altos e baixos, uma verdadeira gangorra emocional, o que pode afetar sua saúde física. Este lado desequilibrado torna a pessoa temperamental, irrequieta e mal-humorada.

No geral a Lua se conecta com nossas lembranças, tanto as boas quanto as ruins. Devemos estar abertos a estas memórias e as trabalhar da maneira mais saudável que for possível. Ela também está nos palpites e intuições, é aquilo que se sabe, mas que não pode explicar como, sem pensar. É a ação involuntária. É o eu profundo, artístico e criativo. O lugar onde a Lua se encontra é onde nos sentimos bem, onde nos sentimos em casa.

As nossas emoções estão diretamente ligadas as fases da Lua que atuam da seguinte forma:

 Ao nos tornarmos cientes das quatro fases principais e dos quatro estágios intermediários da lua, podemos despertar uma nova compreensão de nós mesmos e de seu poder.

Lua Nova: é uma época de começos e recomeços. Este é o momento para decidir e focar naquilo que se deseja manifestar. Pode ser o início de um projeto, de um romance, um trabalho…

Lua Crescente: depois que decidiu o que quer manifestar é hora de trabalhar neste sentido, este é o momento de fazer ajustes nos desejos, adicionando ou excluindo elementos necessários. Medite sobre seus desejos.

Lua Cheia: torna o ambiente mais claro e visível. Está lua deixe exposto tudo que não se percebia antes. Ela permite que se veja a realidade sobre fatos e emoções. Neste período se concretizam as intenções projetadas na lua nova. As emoções ficam mais intensas.

Lua Minguante: É o momento de eliminar tudo que não serve mais. É a hora da faxina. Aqui é o momento certo para eliminar com maus hábitos, relacionamentos tóxicos, projetos infrutíferos. Também é o momento de se preparar para o novo ciclo.

É importante verificar em qual signo e qual casa a lua está posicionada durante cada uma das fases.

Mitológico:

Na mitologia grega a Lua é a deusa Selene, e representa todas as suas fases. Na mitologia romana é a deusa Diana, filha de Júpiter e Latona. Para os astecas era Coyolxauhqui. Os Hindus a chamavam de Soma. No xintoísmo japonês Tsuki-Yomi era o deus da Lua, e na cultura chinesa era Changxi. Entre os egípcios era conhecida como Isis. E entre os Tupi-Guarani era Jaci.