Pular para o conteúdo

Momento Astral

Júpiter

Astronômico

Júpiter é o quinto planeta a partir do Sol, ele completa a órbita ao redor do astro rei a cada doze anos terrestres. Possui impressionantes 79 satélites naturais já confirmados, quatro deles são chamados de luas galileanas (luas descobertas por Galileu) e são IoEuropaGanímedes e Calisto

É o maior planeta do sistema solar, tanto em diâmetro quanto em massa. Possui uma grande mancha vermelha, que é um anticiclone em forma oval. Esta mancha vermelha é a maior tempestade conhecida no sistema solar e é do tamanho de três Terras inteiras.

A distância entre Júpiter e o Sol é algo em torno de 778 milhões de quilômetros, e entre Júpiter e a Terra de 588 milhões de quilômetros. Júpiter não gira em uma órbita ao redor do Sol, ele entra em equilíbrio com o Astro-rei girando em um ponto gravitacional comum.

Um dia em Júpiter equivale a 9 horas e 55min terrestres.

Astrológico

O símbolo de Júpiter é o semicírculo representando a receptividade e a intuição se sobrepondo a cruz da matéria. Júpiter eleva a consciência além do mundo físico. É a alma que prevalece sobre a matéria. Júpiter é o planeta regente de Sagitário e corregente de Peixes, e das casas 09 e 12.

É um planeta com a intenção de expandir as possibilidades e as expectativas. É otimismo e crescimento – espiritual, cultural e mental. Júpiter atua como orientador, como guia ou mentor auxiliando a definir os códigos éticos e valores pessoais.

Em relação à saúde Júpiter está associado ao fígado, ao sistema circulatório, às nádegas e coxas, à pituitária, à vesícula biliar, ao pâncreas e ao duodeno.

Ele leva doze anos para percorrer todos os signos permanece pouco mais de um ano em cada signo, levando e fica retrógrado durante 4 meses durante este período. Em sua retrogradação pode ocorrer alguns atrasos nos assuntos relacionados à justiça, às viagens a longas distâncias, às universidades, às religiões. Eventos artísticos e esportivos podem ser afetados enquanto durar este período. As questões financeiras também podem ficar prejudicadas, há relatos de falências, desempregos e redução dos lucros. Muita atenção com dinheiro durante esta retrogradação.

 

O símbolo de Júpiter, a cruz da matéria sobreposta pelo semicírculo, lembra o número quatro esteticamente refinado.

A cada 12 anos ocorre o retorno de Júpiter, isso quer dizer que ele deu a volta completa na mandala astrológica e está retornando seu ao grau de origem no mapa natal. Este é um período de recomeço, quando os assuntos relacionados à casa natal de Júpiter voltar a ter destaque. O primeiro retorno ocorre aos 12 anos, aproximadamente, na fase da pré-adolescência. O segundo ocorre em torno de 24 anos, é quando estamos estruturando a vida profissional e financeira. No terceiro retorno, aos 36 anos, há um desejo de crescimento daquilo que foi adquirido no segundo retorno. É aumentar a família, adquirir ou ampliar a casa, subir de cargo, realizar viagens a lugares que não se foi antes. O quarto retorno, que ocorre aproximadamente aos 48 anos, desperta a vontade de voltar a estudar, adquirir novos conhecimentos ou mudar de profissão. Aos 60 anos acontece o quinto retorno de Júpiter, há uma avaliação do que já foi realizado e preparo para a nova fase. Aos 72 anos ocorre o sexto retorno, muitas pessoas já não têm obrigação com filhos e netos pequenos, há um interesse em fazer coisas que não foram feitas em tempos passados.  Aos 84 anos é o sétimo, aos 96 anos o oitavo e assim sucessivamente.

Júpiter é o planeta da expansão, é ele que traz boa sorte, sucesso, alegria e abundância. É o maior planeta do sistema solar e em tudo ele é generoso. Este planeta está ligado ao ensino superior, ao conhecimento e à filosofia. Onde toca ele amplia a visão, a determinação e a benevolência. Júpiter é o planeta da verdade e da honestidade, talvez por isso seja associado ao direito, à religião, à filosofia, à metafísica e à educação. É o conhecimento em um nível superior.

Onde este planeta se encontra há um estímulo ao crescimento moral, intelectual e cultural. Há um desejo em se auto aperfeiçoar, em conhecer novas culturas, adquirir novos hábitos e viajar a novos lugares.

No mapa natal ele mostra como a pessoa irá receber benefícios materiais, assim como a maneira que irá expressar sua generosidade e tolerância. Onde está localizado há uma tendência ao otimismo, ao bom humor e à caridade, assim como possibilidade de desenvolvimento pessoal.

Quando está mal aspectado Jupiter pode tornar a pessoa pessimista, irresponsável, superficial e fanática. Pode manifestar a ganância, a ostentação, a soberba e o exagero.

É o primeiro dos planetas sociais, planetas que fornecem as características quando se está em um grupo, em sociedade.

O Júpiter forte em mapa favorece a prosperidade e a riqueza material, além de proporcionar uma compreensão espiritual profunda e códigos morais elevados. Estando enfraquecido pode ocorrer falta de propósito na vida, atitudes desonestas e escolhas danosas. A pessoa foca somente nas questões materiais, deixando de lado seus objetivos espirituais. Tudo que Júpiter toca expande e estando em desequilíbrio é o que ocorrerá com o corpo físico aumentando a glicose no sangue, o peso e criando problemas nos órgãos a ele relacionados.

Mitológico

O planeta Júpiter está relacionado ao deus grego Zeus e ao deus Júpiter dos romanos. Para os gregos Zeus era o soberano dos céus e irmão de Netuno e Dis Pater- Posseidon e Hades para os romanos – cada um comandava um dos reinos, céu, as águas e o mundo subterrâneo. Para os romanos era o deus do céu, do trovão e o mais importante dos deuses. Júpiter realizava rondas noturnas para proteger as aldeias romanas.

Juno, a rainha dos deuses, era a esposa de Júpiter na mitologia romana. Para os gregos seu nome é Hera.

Fontes:

CASTRO, MARIA EUGÊNIA DE. Astrologia e as dimensões do ser. Rio de Janeiro. Campus, 2001.

GAMMON, MARGARET H.. A Astrologia e as leituras de Edgar Cayce.São Paulo. Pensamento.

RIBEIRO, ANNA MARIA DA COSTA. Conhecimento da Astrologia: manual completo. Rio de Janeiro. Novo Milênio. 1996.

SCHULMAN, MARTIN. Planetas retrógrados. Astrologia Cármica II. São Paulo. Ágora.