Estudando o Feng Shui
É interessante utilizar o Feng Shui em qualquer ambiente. Você pode usufruir do Feng Shui em qualquer situação, sendo bem interessante conhecer sua origem e sua prática. As pessoas que desejam melhora sua qualidade de vida, e ajudar os outros, podem se valer deste conhecimento oriental.
Antes de começar seu aprendizado é importante saber que existem muitas escolas de Feng Shui e variadas técnicas em cada escola, porém os princípios e teorias básicas permanecem os mesmos. Como exemplo os elementos do Feng Shui, o conceito de yin e yang, e as cores. Há pequenas diferenças de análise e interpretação, como ocorre em qualquer área do conhecimento, mas a essência do método permanece a mesma.
Uma breve descrição das escolas para você conhecer mais:
Xuan Kong Flying Star feng shui ou Xuan Kong Fei é o nível mais avançado de estudo de Feng Shui, ele adiciona uma dimensão de tempo à energia de um edifício. Este estudo permite que você preveja os bons e os maus momentos de ano a ano, mês a mês e dia a dia, com base no mapa natal da edificação, ou seja, no “dia de nascimento” de cada casa.
A escola sugere melhorias para cada casa depois que um estudo completo de Feng Shui é feito para saber como as nove diferentes “estrelas” ou energias estão se movendo ou voando para diferentes direções da bússola a cada ano, mês, dia e hora. Os gráficos básicos de todos os nove períodos são construídos com base no estudo. As datas de nascimento dos residentes também são levadas em consideração. A escola também leva em consideração a forma como ela afeta as estrelas.
Esta técnica analisa a integração entre os princípios do Yin Yang, as interações entre os cinco elementos (água, metal, terra, fogo e madeira), os oito trigramas (combinações entre o Yin Yang), os números Lo Shu (quadrado mágico das antigas tradições matemáticas e as 24 Montanhas (área), usando tempo, espaço e objetos para criar um mapa de análise das auras positivas e auras negativas de uma edificação.
Lo Shu Tradicional
Está incluso a análise de riqueza, estados mentais e fisiológicos, sucesso, relacionamentos com partes externas e saúde do habitante.
O livro “O Estudo do Sr. Shen de Xuan Kong”, ou “Shen Shi Xuan Kong Xue” ficou popular durante a Dinastia Qing. A Flying Star Feng Shui se aplica também a cemitérios, túmulos, câmaras de sepultamento e construções similares.
Compass School se originou na China há mais de 3.000 anos e sua primeira menção em texto é anterior a Era Cristã. Utiliza os Oito Trigramas do I Ching como bússola, símbolo do Ba-guá, e o quadrado mágico Lo Shu, dividindo o espaço analisado em nove setores. É diagnosticado a qualidade do Feng Shui e o fluxo do Chi vindo de diferentes direções.
O setor da carreira é sempre orientado para o Norte magnético. Cada pessoa tem quatro direções de bússola boas e quatro direções de bússola ruins que são baseadas em seu ano de nascimento e sexo. A pessoa pertence ao Grupo Leste ou ao Grupo Oeste. Cada direção da bússola tem um elemento Feng Shui associado a ela: água, madeira, terra, metal ou fogo. Um consultor de Feng Shui irá sugerir as melhores direções da bússola para dormir e trabalhar, o que pode afetar tremendamente a melhoria de sua vida.
Escola de Feng Shui faz um estudo disciplinado e meticuloso do Feng Shui para entender como as formas e os cursos d’água afetam as pessoas que vivem ou trabalham em uma edificação. As quatro direções cardeais da bússola são representadas por quatro animais que são o Dragão Verde do Leste, o Tigre Branco do Oeste, a Fênix Vermelha do Sul e a Tartaruga Negra do Norte. As formas interiores e o layout da estrutura também são analisados e a consulta de Feng Shui é feita por meio da compreensão das muitas implicações da cor.
Escola do Chapéu Preto ou Feng Shui Ocidental é uma versão moderna do Feng Shui sendo uma combinação do Budismo Tibetano, Taoísmo, Psicologia e Feng Shui Tradicional. É fundamentada em uma abordagem mais espiritual e simbólica. Se divide o espaço em oito seções e o Ba-guá fica alinhado com a porta de entrada, ao invés das direções reais da bússola. Cada seção corresponde a uma aspiração de vida diferente. O princípio desta escola é o alinhamento do fluxo do Chi com a finalidade de mudar para melhor o destino de seus moradores. A Escola do Chapéu Preto se preocupa com o homem que transita e que habita o local analisado. É de grande relevância conhecer seus hábitos e desejos.
Estudar o Feng Shui ajuda na compreensão clara e profunda da energia que permeia o ambiente. Conhecer e aplicar suas técnicas só contribui na melhoria contínua da qualidade de vida de todos que habitam o espaço projetado.
Lo Shu Moderno