Pular para o conteúdo

Momento Astral

Urano

Astronômico

Urano é o sétimo planeta a partir do Sol e o quarto depois da Terra. O planeta foi descoberto em 1781, durante as revoluções francesa e americana; e um pouco antes da Revolução Industrial. Leva 84 anos para completar a órbita ao redor do astro rei. Um dia em Urano equivale a 17 horas e 14 minutos terrestres. Está a 2.870.658.186 km distante do Sol. É composto de gases e fluidos, não possuindo superfície sólida como a da Terra. Até o momento há 27 luas conhecidas em sua órbita.

Diferente dos demais planetas a órbita de Urano se movimenta lateralmente, enquanto os outros giram como pião.

Astrológico

O símbolo de Urano é a cruz da matéria sobre o círculo, que representa o espírito. Os semicírculos laterais indicam receptividade. 

Observação: o símbolo de Urano inclui o símbolo de Vênus invertido.

Urano é regente do signo de Aquário e da casa 11. Como leva 84 anos para completar a mandala astrológica, ele permanece aproximadamente 7 anos em casa signo.

Na Astrologia o símbolo de Urano é a cruz da matéria sobre o círculo, que representa o espírito. Os semicírculos laterais indicam receptividade. 

Onde Urano está no mapa natal indica a presença de pensamentos e comportamentos novos e originais. Neste setor há o rompimento dos padrões já estabelecidos para que surja algo inovador. Ele representa as ações que são tomadas tempestivamente. Representa os surtos de inquietação, mas também de criatividade. Neste momento surgem os insights, a percepção aguçada e rápidas mudanças.

São as ideias que com o passar do tempo são incorporadas na sociedade, fazendo com que o antigo e ultrapassado dê lugar a algo novo e melhor. Urano representa o avanço tecnológico, a energia elétrica, a vanguarda social e cultural e tudo que seja progressista. Está voltado para o futuro, e por isso rejeita as convenções e as tradições.

Urano deixa a mente acelerada. São aqueles momentos de raciocínio rápido em que as soluções para antigos problemas surgem de forma inesperada. Ele pode ser muito intuitivo, e sua intuição pode estar voltada para a invenção, para os estudos e para a investigação.

Como é um planeta bastante lento é classificado como geracional. Ele ditará as características de um grupo, de acordo com o signo em que estiver localizado na data de seus nascimentos.

A casa em que estiver mostrará a área da vida onde o indivíduo procura agitar as coisas, dar um novo tom às situações e ir contra o pensamento ou a ordem estabelecida. Urano proporciona choques e mudanças inesperadas. Urano exige liberdade. Neste setor há um incentivo à originalidade, excentricidade, versatilidade, individualidade e independência.

Urano está em constante movimento, nunca fica parado. É cheio de eletricidade. É energia focada no novo, no futuro e no progresso. Os temas ligados a Urano estão ligados a tecnologia, aviação, astronomia, ufologia, astrologia, redes sociais, fraternidades etc.

Quando em desequilíbrio ele promove a rebeldia sem causa, a irresponsabilidade, perversidade e imprudência. Há um medo irracional de ser tolhido e censurado. Pode ocorrer alguns comportamentos erráticos ou disruptivos, por isso há uma grande possibilidade de ocorrer separação, divórcios ou dissolução de sociedades quando Urano se encontra na sétima casa.

 Urano permanece em movimento retrógrado durante, aproximadamente, 5 meses por ano. Quando Urano está retrógrado pode ocorrer mudanças nas áreas regidas por ele naquele momento. É um período de reviravoltas, retraimento, desaceleração, instabilidade e alteração de rota. Os eventos inesperados ocorrem com maior frequência e clamam por reformas e reconstruções.

Urano nos impele a reavaliar nossas posições até o momento e a evoluir nos temas relacionas às casas por onde passa. Ele nos faz encarara as questões do passado que estão pendentes e nos impulsiona a resolver tal demanda. Onde há estagnação ele provoca reação, caso contrário se a pessoa não reagir Urano provocará a ruptura.

Durante a retrogradação de Urano também há uma inclinação a se seguir novas ideias e atitudes. Grupos que defendem a ruptura com estruturas tradicionais estarão mais fortes, conquistando um maior número de seguidores. Durante este período as pessoas questionarão as instituições há muito organizadas e estagnadas; e os pensamentos obsoleto. É um momento de revoltas, tumultos, manifestações e rebelião. É a perturbação da ordem pré-estabelecida.

Mitológico

Na mitologia grega Urano era a divindade que personifica o céu. Gaia (a Terra) do “Caos primordial” gerou Urano, as Montanhas e o Mar. Urano e Gaia se casaram e tiveram os filhos os Titãs, os Ciclopes e os Hecatonquiros.

 Urano odiava seus filhos e os obrigou a permanecerem presos no interior de Gaia. Sua esposa e mãe clamou por vingança, então Cronos (um Titã) a respondeu.

Cronos (Saturno) fez uma emboscada para o pai e quando ele se aproximou de Gaia removeu os testículos de Urano e os jogou ao mar. Do sangue derramado sobre a terra nasceram os Gigantes, as Fúrias e as Melíades. Dos testículos jogados ao mar nasceu Afrodite (Vênus). Há quem diga que da foice ensanguentada, usada por Cronos, nasceu a tribo dos feácios (hábeis marinheiros).

Depois do ocorrido Urano e Gaia profetizaram que um dia Cronos seria deposto por seu próprio filho. O Titã, tentando evitar que a profecia se concretizasse, devorava seus filhos assim que nasciam. Zeus (Júpiter), filho de Cronos e Réia, escapou deste destino.  Após 10 anos de batalhas sangrentas Zeus assumiu o lugar do pai.

Fontes:

CASTRO, MARIA EUGÊNIA DE. Astrologia e as dimensões do ser. Rio de Janeiro. Campus, 2001.

GAMMON, MARGARET H.. A Astrologia e as leituras de Edgar Cayce.São Paulo. Pensamento.

RIBEIRO, ANNA MARIA DA COSTA. Conhecimento da Astrologia: manual completo. Rio de Janeiro. Novo Milênio. 1996.

SCHULMAN, MARTIN. Planetas retrógrados. Astrologia Cármica II. São Paulo. Ágora.