Saturno
Astronômico
Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e o terceiro depois da Terra. Ele completa a órbita ao redor do astro rei a cada 28/29,5 anos. A duração de um dia em Saturno é equivalente a 10h e 40min terrestres. Está distante da Terra de 1,2 a 1,6 bilhões de km, de acordo com a órbita de ambos.
Em 2019 já havia sido detectado 82 satélites naturais relacionadas a Saturno, com diversos tamanhos e características orbitais. É o planeta do sistema solar com o maior número de luas conhecidas.
Astrológico
Saturno representa a autoridade e a responsabilidade, assim como estrutura, maturidade e solidez. É regente do signo de Capricórnio e da casa 10; e corregente de Aquário e da casa 11. Permanece em cada signo cerca de 2 a 2,5 anos, percorrendo toda mandala astrológica entre 28 e 30 anos.
A cada 7 anos, aproximadamente, Saturno faz aspectos tensos como quadraturas, oposições, ou conjunções com o Saturno do Mapa Natal. É a famosa crise dos 7 anos. Nesse período ocorrem mudanças significativas que pedem cautela, paciência e tranquilidade.
No corpo rege as cartilagens, os dentes, as unhas, a coluna, os ossos, as articulações, o baço, os joelhos, os cotovelos, a audição, o esqueleto e tudo que faça parte da estrutura.
O seu símbolo é a cruz da matéria que se sobrepõe ao crescente da alma. É a matéria que predomina impondo o seu domínio sobre o espírito.
Saturno entra em retrogradação anualmente permanecendo assim por mais ou menos 135 dias. Enquanto permanece retrógrado Saturno pede que se faça uma revisão dos temas ligados à carreira, profissão, responsabilidades e assuntos relacionados. É importante verificar em que casa natal ele se encontra, assim como a casa onde ele está passando naquele momento. As questões ligadas as casas tocadas por Saturno permanecerão em stand by. Por isso a sugestão aqui é que se tenha resignação, que se façam as análises e revisões necessárias durante este período para seguir em frente, durante o movimento direto, de maneira mais madura, estável e equilibrada. O momento pede serenidade e paciência.
Características
No passado os astrólogos intitulavam Saturno como “o grande maléfico”, sendo considerado portador de grande infortúnio e miséria. Achavam que ele era maligno e que causava atrasos, desgraças e infelicidade.
A percepção sobre Saturno se modificou com o tempo. Astrólogos modernos não veem Saturno como maléfico, mas sim como portador de limitações e restrições.
Onde ele se encontra traz um senso de realidade e de resistência. É a consciência, as leis e as regras, os limites e as fronteiras. São os códigos morais com os quais se escolhe viver. Está associado à autoridade, a estruturas, a seriedade, a reserva, a cautela. Saturno fala de ambição, de poder e de hierarquia. É o senso de dever, de disciplina, e de responsabilidade e paciência.
Saturno é sério, sisudo, melancólico e mal-humorado. A casa em que se encontra no mapa astral indica a área onde há importantes lições de vida a serem aprendidas. É o carma, a contração, a resistência emocional frente as dificuldades. Há medo, repressões e bloqueios emocionais. Esta localização também indica um trabalho penoso a ser realizado, mas que poderá acarretar sucesso do nativo. As conquistas de Saturno demoram a chegar, porém são duradouras.
Saturno em equilíbrio cria ordem, organização e fundamento. Ele fala do trabalho realizado com dedicação, disposição, serenidade e qualidade. O signo em que se encontra indica o tipo de trabalho que a pessoa pode realizar com competência e maestria.
Em desequilíbrio surge a arrogância, a prepotência e o autoritarismo. Em sua pior versão é egoísta, despótico, abusivo e tirânico.
Este planeta está associado às figuras paternas, ele determina limites e define as regras que devem ser cumpridas. Representa os pais, assim como as figuras de autoridade presentes no decorrer da vida. Ele mostra as responsabilidades e afazeres que devem ser atribuídos a cada pessoa.
A localização no mapa natal pode indicar a área da vida onde a pessoa pode ter vergonha e bloqueios emocionais, há autocontrole e medos que devem ser trabalhados e superados. Há um grande potencial para transformar os obstáculos em poder, autoridade e prestígio.
Um mapa regido por Saturno torna a pessoa determinada em conquistar seus projetos e sonhos. São pessoas focadas, disciplinadas, austeras e responsáveis. O trabalho é muito importante para elas, se dedicam ao máximo para o realizar da melhor maneira possível.
Enquanto Júpiter expande o que toca Saturno contrai e impõe limites. É importante essa delimitação imposta por Saturno para a compreensão de que expandir demais, e ir além dos próprios limites, pode ser contraproducente. Como autopreservação algumas ações (as destrutivas) devem ser controladas ou reprimidas.
Saturno é conservador e autoritário, assim sendo não aceita muito bem os rompantes de criatividade e manifestações efusivas de afeto.
Mitológico
Na mitologia romana era conhecido como Saturno, o deus da geração, da riqueza, da agricultura, da abundância e da renovação periódica. Os romanos comemoravam o festival de Saturnália, todo mês de dezembro, em sua homenagem. Era um período de festas, de inversão de papeis, troca de presentes, liberdade de expressão e alegria.
Saturno era pai de Júpiter, Netuno, Plutão, Juno, Ceres e Vesta. Sua companheira e irmã é Ops, deusa da fertilidade e da abundância.
No Fórum Romano estava o Templo de Saturno que protegia os tesouros do estado e os arquivos da República.
Para os gregos era o titã Cronos, pai de Zeus e marido de Rhea. Por medo de ser destronado, como “Rei dos Deuses”, comia os filhos quando nasciam. Quando Zeus nasceu Rhea enganou Cronos colocando uma pedra enrolada em um pano no lugar do filho. Zeus sobreviveu e cresceu escondido prometendo se vingar de seu pai.
Fontes:
CASTRO, MARIA EUGÊNIA DE. Astrologia e as dimensões do ser. Rio de Janeiro. Campus, 2001.
GAMMON, MARGARET H.. A Astrologia e as leituras de Edgar Cayce.São Paulo. Pensamento.
RIBEIRO, ANNA MARIA DA COSTA. Conhecimento da Astrologia: manual completo. Rio de Janeiro. Novo Milênio. 1996.
SCHULMAN, MARTIN. Planetas retrógrados. Astrologia Cármica II. São Paulo. Ágora.